Jornal Correio Popular Notícia

SAÚDE
Ji-Paraná registra mais de 40 casos de dengue

Data da notícia: 2024-03-14 18:34:08
Foto: Assessoria/Divulgação
Mesmo com campanhas de conscientização, o município tem registro novos casos de dengue, chikungunya e zika vírus

O município de Ji-Paraná atingiu o total de 46 casos positivos de dengue em 2024. Os dados foram atualizados no dia 9 de março. O número não representa um aumento no início deste ano.

Vários focos de dengue foram detectados na cidade. Cerca de 170 casos foram notificados, de acordo com o “Boletim Epidemiológico” da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), sendo que 11 casos seguem em investigação e 112 foram descartados.

Devido ao cenário, a prefeitura iniciou uma campanha de combate à doença no primeiro semestre de 2024. A ação consiste em divulgar informativos nas redes sociais e fixar cartazes em prédios públicos para conscientizar a população.


Chikungunya e Zika

Além da dengue, Ji-Paraná agora enfrenta um novo desafio de saúde pública com o registro de casos de chikungunya e zika vírus nos primeiros meses de 2024.

A cidade, que já lidava com um número casos de dengue, agora também precisa se atentar para a chikungunya, doença viral também transmitida pelo Aedes aegypti.

Segundo boletim da Vigilância Epidemiológica, nos primeiros meses de 2024 foram notificados 47 casos de chikungunua, sendo 10 pessoas confirmada com a doença, 33 foram descartadas e 4 estão aguardando o resultado dos exames na Fiocruz.

Também neste período, foram realizados exames de 40 pessoas com suspeitas de estarem com zika vírus, quatro tiveram confirmação da contaminação da doença, 29 foram descartados e sete pessoas estão aguardando o resultado dos exames.

A agente de Controle de Endemias, Waldiene Melo, disse que o município tem empregado esforços para combater o mosquito transmissor das doenças, mas que um dos métodos preventivos para ajudar do combate ao Aegypti é a educação nas escolas para que os alunos sejam difusores dos cuidados que os pais precisam ter em casa.

Fonte: Josias Britto




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.